Com clima de emoção, 1ª plenária do CRN-11 toma posse

Dia histórico para a Nutrição do Ceará, Maranhão e Piauí. Depois de anos de intensa luta e mobilização para que o desmembramento fosse uma realidade, os 18 nutricionistas eleitos para a Gestão 2022-2025 do Conselho Regional de Nutricionistas 11ª Região (CRN-11) tomam posse como conselheiros. Em uma cerimônia marcada pela emoção, restrita em número de pessoas devido aos protocolos de convivência com a Covid-19, realizada, na terça-feira (04), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Ceará, os recém-empossados reafirmaram o compromisso com a Nutrição, com a Segurança Alimentar e com cada profissional e empresa dos estados.


Participaram da sessão solene: a vice-presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Kátia Regina Guimarães, o presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região, Samuel Paulino, os Conselheiros Federais, Risoneide Calazans e Amilton Feitosa, a presidente da Federação Nacional de Nutricionistas, Fátima Fuhro, o vereador de Fortaleza Wellington Sabóia, no ato representando a Câmara dos Vereadores, além de conselheiros, delegados e representantes do CRN-6, representante sindicais.


Na ocasião, a vice-presidente do CFN, Kátia Guimarães, destacou a função do CRN-11 e uma maior aproximação com os estados do CE, MA e PI. "Esse Regional nasce com a responsabilidade de orientar e fiscalizar o nosso exercício profissional em u universo de 625 municípios, atendendo a uma população de, aproximadamente, 19,5 milhões de pessoas, onde atuam pouco mais de 13 mil profissionais. Esse cenário representa um nutricionista para mais de 1400 habitantes", afirmou Kátia.


A vice-presidente do CFN ainda ressaltou a importância estratégica para a Segurança Alimentar e Nutricional do Brasil. "Os colegas nutricionistas do Ceará, do Piauí e do Maranhão são estratégicos para movimentar toda uma engrenagem da cadeia produtiva da alimentação, desde o fomento da produção de alimentos saudáveis pela agricultura familiar com os programas da compra institucional até a alta complexidade da terapia nutricional passando pela produção, nas UANs, pelo PAT, pela alimentação escolar", pontuou Kátia.


Em sua fala, Samuel Paulino falou sobre toda a trajetória de luta para a concretização da implantação do CRN-11, destacando a participação de tantos profissionais nessa viabilização. "Em um cenário brasileiro de completa insegurança alimentar, implantar um novo regional é um ato político, de valorização da profissão, dos profissionais. E eu acredito que não conseguimos resultados diferentes se permanecermos fazendo as mesmas coisas. Por isso, acredito na ousadia. Ousadia que nos permitiu a criação do CRN-11, ousadia que essa Gestão 2022-2025 tem para dar conta desse desafio", afirmou Samuel.


Já os conselheiros federais, Risoneide Calaazans e Amilton Feitosa, destacaram a importância da união. "Se engana quem pensa que é o desmembramento é um enfraquecimento da categoria, é um fortalecimento. Dividimos para gerir melhor", pontua Risoneide. Já Amilton, bastante emocionado, pontuou a trajetória em prol da valorização da Nutrição. "Ter um novo Regional nascendo é sinal de reconhecimento e valorização dos profissionais desses três estados", concluiu Amilton.


Fátima Fuhro, presidente da FNN, destacou a importância da união das entidades de classe em prol da defesa dos interesses da profissão. "É preciso engajar. Se tem uma coisa que aprendi nesse minha vida profissional é que a união é a melhor forma de conquistarmos algo. E o CRN-11 nasce dessa união, nasce como fruto e marcado pela unidade dos órgãos de classe. Além de unidos, precisamos estar engajados, de forma contínua para o melhor para a categoria e para a sociedade", explicou Fátima.


O representante da Câmara de Vereadores, Wellingnton Sabóia, frisou a necessidade do engajamento político da categoria. "Eu defendo o completo engajamento dos nutricionistas nas esferas políticas. Isso é o que dá legitimidade ao discurso e prática. Vocês ainda não conhecem a força política que possuem para transformar. Desejo a todos uma excelente gestão, e deixo meu gabinete aberto para ouvir e caminhar lado a lado com o CRN-11", afirmou Sabóia.


Por fim, os conselheiros conduziram a eleição da diretoria. Assim, foram conduzidos ao cargo de diretores do CRN-11, os nutricionistas: José de Ribamar Mendes, como presidente, Maria do Perpétuo Socorro Moura Coimbra assumiu a vice-presidência, Antônio Rangel Filho como Tesoureiro e Wilma Félix Campelo foi escolhida para a Secretária.


Na sua fala como primeiro presidente do CRN-11, Ribamar Mendes, que foi da Gestão 2020-2023 do CRN-6, que começou com o processo de desmembramento, era só emoção. Ele ressaltou toda a sua luta e de companheiros para a criação de um Conselho mais perto, que compreendesse a realidade local, voltado para as necessidades dos nutricionistas, dos técnicos, de empresas e, sobretudo, da sociedade desses estados. Ainda na ocasião, Mendes, junto com todos os empossados na ocasião, reafirmaram os compromissos de campanha e com o fortalecimento das entidades de classe, dos profissionais e da luta pela Segurança Alimentar e Nutricional.

Por Uama Martins 08 mai., 2024
No dias 02 e 03 de maio, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o CRN-11 realizou o I Encontro Regional de Formação Profissional do CRN-11, evento que reuniu nutricionistas e estudantes de nutrição da jurisdição do Conselho. O objetivo foi fomentar discussões e sensibilizar os participantes sobre a formação do nutricionista, além de promover a aproximação entre a categoria e os futuros profissionais da área. O Encontro contou com diversas palestras e oficinas enriquecedoras que abordaram recursos atitudinais do profissional nutricionista, o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), oportunidades e desafios na telenutrição, práticas integrativas na nutrição, gestão de projetos, diretrizes curriculares nacionais em nutrição, experiências bem-sucedidas na universidade e a atuação ética do profissional no SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Agradecemos a participação de todos e esperamos vê-los no próximo evento do CRN-11.
Por Uama Martins 08 mai., 2024
A convite do Centro Universitário Estácio de Teresina, o CRN-11, representado pela vice-presidente, Perpétua Coimbra, participou da Cerimônia do Jaleco dos alunos do curso de Nutrição do segundo semestre de 2023. A solenidade ocorreu na noite desta última sexta-feira, dia 03 de maio. A vice-presidente destacou em sua fala temas como, a importância das entidades representativas da categoria, e a formação acadêmica voltada à prática ética.
Share by: