CRN-11 participa do III Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social (SUAS)

Evento nacional destacou práticas inovadoras, debateu desafios da segurança alimentar e apontou caminhos para fortalecer o papel do nutricionista no SUAS

O Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região (CRN-11) participou do III Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social (FNNAS), realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A iniciativa, promovida pelo Coletivo de Nutricionistas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), contou com apoio do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutrição (Sistema CFN/CRN), do Governo de Pernambuco, da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e de instituições de ensino superior.

Representando o CRN-11, estiveram presentes a diretora-secretária Wilma Félix e a conselheira Vanusa Duarte. O encontro reuniu nutricionistas de todo o país, gestores, trabalhadores do SUAS e representantes de universidades e instituições de ensino, consolidando-se como um espaço estratégico para o debate de práticas e diretrizes que asseguram o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA)

Entre os destaques da programação estiveram a III Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUAS, voltada à apresentação de práticas inovadoras em Segurança Alimentar e Nutricional, e o I Encontro Nacional de Formação em Alimentação e Nutrição do SUAS, que discutiu desafios e possibilidades na qualificação profissional. As discussões também enfatizaram os avanços recentes na redução da insegurança alimentar grave no país, avanços que, embora significativos, ainda não superam as desigualdades que atingem mulheres, crianças, população negra, povos indígenas, comunidades tradicionais, pessoas em situação de rua e moradores de periferias urbanas.

Como parte da mostra de experiências, a conselheira Vanusa Duarte, nutricionista e trabalhadora do SUAS, apresentou o trabalho “O papel do nutricionista na formação do estudante para atuação no SUAS no contexto da Proteção Social Especial em média e alta complexidade”, que evidenciou práticas formativas alinhadas à agenda de direitos, proteção social e articulação territorial. A proposta buscou demonstrar como os referenciais técnicos se materializam no cotidiano dos serviços e fortalecem a atuação intersetorial.

Vanusa destacou, ainda, a relevância política e técnica do fórum para a consolidação da categoria na assistência social:

“Apesar de o profissional nutricionista não ser citado na Resolução nº 17/2011 nem na Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS), nós nutricionistas temos atuado diretamente. Por isso, é fundamental a realização do fórum e a organização do Coletivo de Nutricionistas atuantes na assistência social, na luta para que esses profissionais sejam regulamentados na Política Nacional de Assistência Social (PNAS).”

No âmbito do Sistema CFN/CRN, está instituída uma Comissão Especial Transitória sobre a Atuação do Nutricionista no Sistema Único de Assistência Social, que vem avançando na construção de parâmetros técnicos e no fortalecimento da presença profissional no campo da proteção social.

  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
Por Uama Martins 27 de janeiro de 2026
A entidade foi representada pela diretora-tesoureira Ennya Duarte na solenidade comemorativa realizada em Teresina (PI).
Por Uama Martins 26 de janeiro de 2026
GT debateu planejamento e estratégias para fortalecer a segurança alimentar no estado