CRN-11 participa do Seminário Nacional de Planejamento e Governança do Sistema CFN/CRN
Evento em Brasília discutiu estratégias de modernização e fortalecimento da gestão nos Conselhos de Nutrição

Nos dias 2 e 3 de outubro de 2025, foi realizado, em Brasília (DF), o 1º Seminário Nacional de Planejamento e Governança do Sistema CFN/CRN, promovido pelo Conselho Federal de Nutrição (CFN). Com a temática “30 anos em 3: construindo hoje o futuro”, o evento marcou o início de um movimento de implementação acelerada de avanços, com o objetivo de fortalecer a governança, modernizar a gestão e entregar resultados concretos para os profissionais de Nutrição e para a sociedade.
O encontro reuniu a
Diretoria do CFN, além de
presidentes e gestores dos Conselhos Regionais de Nutrição, com o propósito de
planejar o futuro do Sistema de forma integrada,
fortalecendo a atuação institucional e
alinhando diretrizes estratégicas comuns.
O Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região (CRN-11) foi representado pela presidente Ennya Duarte e pelo gerente-geral Thiago Queiroz, que participaram ativamente das discussões e atividades propostas.
A programação contou com palestras de especialistas convidados, representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), do Instituto de Governança Corporativa Pública (IGCP), além de profissionais das áreas de auditoria e controladoria. Também foram realizadas dinâmicas de planejamento estratégico, utilizando metodologias como PESTEL, SWOT e Balanced Scorecard, que irão subsidiar a construção do Planejamento Estratégico 2026-2028 do Sistema CFN/CRN.
Para o gerente-geral do CRN-11, Thiago Queiroz, o seminário representou uma importante oportunidade de aprendizado e alinhamento institucional:
“A participação no seminário possibilitou a compreensão de novos conceitos e a aplicação de técnicas modernas de governança e compliance na gestão pública. Trouxe também a ampliação dos objetivos estratégicos do CRN-11 enquanto parte integrante do Sistema CFN/CRN, e que necessariamente norteará o planejamento estratégico do nosso Conselho para os próximos anos, com ganhos para nutricionistas, técnicos em nutrição e dietética e para toda a sociedade”, destacou.
Com iniciativas como essa, o CRN-11 reafirma seu compromisso com a excelência na gestão pública, a transparência e o fortalecimento institucional da profissão de nutricionista nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí.