Municípios do Piauí começam a realizar as Conferências de Saúde. Profissionais Nutricionistas, confira lista dos municípios com datas confirmadas.
Diversas cidades do Piauí já iniciaram as Plenárias e Conferências de saúde, objetivando propor ações de saúde para o Plano Plurianual onde serão eleitos os representantes para participar da etapa municipal, levando assim as propostas para apreciação a ser realizada nas Conferências Municipal e Estadual de Saúde.
Desta forma é de suma importância a participação de vários segmentos sociais e classes representativas para, de forma democrática, avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação das políticas públicas de saúde do país.
A comissão Intersetorial de alimentação e Nutrição (CIAN), órgão ligado ao Conselho Estadual de Saúde do Piauí recomenda sobre Alimentação, Nutrição e Segurança Alimentar e Nutricional para as conferências municipais, territoriais e estaduais, desta forma, elencou alguns tópicos importantes:
- Fortalecimento da vigilância alimentar e nutricional e o seu uso como subsídio para o desenvolvimento de políticas e programas de alimentação e nutrição (A&N) e enfrentamento da má alimentação e má nutrição.
- Uso dos Guias Alimentares para a População Brasileira e para Crianças Menores de Dois Anos como subsídio às atividades terapêuticas do cuidado nutricional e da educação alimentar e nutricional.
- Garantia do co-financiamento do setor saúde pelo Estado para o desenvolvimento de ações de alimentação e nutrição em todos os municípios piauienses.
- Implantação da Linha de Cuidado da obesidade, com equipes interdisciplinares de saúde, devidamente preparadas e articuladas com outros setores locais.
Dessa forma destacamos a importância da participação do profissional Nutricionista nas Conferências em seus municípios, para que uma gestão participativa, possa ser uma poderosa guardiã da Constituição Federal na defesa do Direito Humano Fundamental à Saúde no que tange uma boa alimentação.