O TECNICO EM NUTRIÇÃO E DIETETICA E SUA IMPORTÂNCIA À SAÚDE DA POPULAÇÃO

O TECNICO EM NUTRIÇÃO E DIETETICA E SUA IMPORTÂNCIA À SAÚDE DA POPULAÇÃO

Sendo uma necessidade latente ao ser humano, cada vez mais pessoas tem se preocupado com sua alimentação e nutrição, buscando hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, e que proporcionem melhor qualidade e maior expectativa de vida. Consideram as fontes sustentáveis e o combate ao desperdício, valorizando a cadeia de produção, o processamento, a industrialização, a distribuição e a comercialização de alimentos de forma integrada, ações nas quais, há participação efetiva do Técnico em Nutrição e Dietética.


Presente em diversas áreas da alimentação e nutrição, o Técnico em Nutrição e Dietética, profissional de nível médio, atua comumente em unidade de alimentação e nutrição, no serviço de nutrição e dietética, na indústria, no comércio varejista de alimentos, além da sua presença ainda no Programa de Alimentação Escolar e outras, dando suporte como parte do quadro técnico, segundo a Resolução CFN 378/2005. Na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO / Ministério do Trabalho está identificado como Técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos, especificamente sob o número 3252-10.


Os Técnicos em Nutrição e Dietética participam principalmente nos processos produtivos e de distribuição de refeições, analisando as condições gerais e específicas em que são produzidas. Auxiliam o Nutricionista na avaliação e no aprimoramento desses processos, incluindo pesquisas diversas nas respectivas áreas em que atuam.


O conhecimento adquirido na formação, atrelado à experiência da atuação profissional contribuem para a manutenção da saúde e no bem-estar da população atendida, por meio da alimentação e nutrição adequadas às suas necessidades, sendo essa, uma preocupação constante dos profissionais da área, inclusive do Técnico em Nutrição e Dietética.


Favorecem o prazer humano no ato da alimentação, participando no controle da quantidade dos ingredientes de cada preparação e da qualidade em todos os aspectos, visando a oferta de refeições sensorialmente agradáveis, em proporções que assegurem a manutenção da saúde, ou que contribuam para o seu reestabelecimento, evidentemente, seguras sob o ponto de vista sanitário.

Assim, o Técnico em Nutrição e Dietética tem papel fundamental junto do Nutricionista na busca por alimentos seguros, em quantidade e qualidade nutricional adequados, na prática do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável.


Jeanice de Azevedo Aguiar

Nutricionista, conselheira do CRN-3 (CRN-3 8011)


Conheça mais detalhes sobre a atuação dos Técnicos em Nutrição e Dietética e do Conselho Federal de Nutricionistas acessando www.cfn.org.br e nossas redes sociais:


FACEBOOK: @CFNonline (colocar o @ do CRN)

INSTAGRAM: @cfn_nutri (colocar o @ do CRN)

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/ConselhoFederaldeNutricionistas (colocar o @ do CRN)

LINKEDIN: https://www.linkedin.com/company/cfnonline/ (colocar o @ do CRN)

TWITTER: @cfn_nutricao (colocar o @ do CRN)


Por Uama Martins 08 mai., 2024
No dias 02 e 03 de maio, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o CRN-11 realizou o I Encontro Regional de Formação Profissional do CRN-11, evento que reuniu nutricionistas e estudantes de nutrição da jurisdição do Conselho. O objetivo foi fomentar discussões e sensibilizar os participantes sobre a formação do nutricionista, além de promover a aproximação entre a categoria e os futuros profissionais da área. O Encontro contou com diversas palestras e oficinas enriquecedoras que abordaram recursos atitudinais do profissional nutricionista, o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), oportunidades e desafios na telenutrição, práticas integrativas na nutrição, gestão de projetos, diretrizes curriculares nacionais em nutrição, experiências bem-sucedidas na universidade e a atuação ética do profissional no SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Agradecemos a participação de todos e esperamos vê-los no próximo evento do CRN-11.
Por Uama Martins 08 mai., 2024
A convite do Centro Universitário Estácio de Teresina, o CRN-11, representado pela vice-presidente, Perpétua Coimbra, participou da Cerimônia do Jaleco dos alunos do curso de Nutrição do segundo semestre de 2023. A solenidade ocorreu na noite desta última sexta-feira, dia 03 de maio. A vice-presidente destacou em sua fala temas como, a importância das entidades representativas da categoria, e a formação acadêmica voltada à prática ética.
Share by: