CEARÁ:  PRAZO PARA QUE RESTAURANTES DESCREVAM SUBSTÂNCIAS ALERGÊNICAS NOS CARDÁPIOS ESTÁ ENCERRANDO

CEARÁ: PRAZO PARA QUE RESTAURANTES DESCREVAM SUBSTÂNCIAS ALERGÊNICAS NOS CARDÁPIOS ESTÁ ENCERRANDO

Em Fevereiro deste ano, o Governo do Ceará sancionou a Lei Nº 17899/ 11/01/2022, que obriga restaurantes no Ceará a informarem nos cardápios a presença de substâncias que causem alergias. A mesma regra valerá para bares, hotéis, fastfoods, food-trucks, sorveterias, docerias, delicatesses, padarias e outros estabelecimentos que comercializem produtos prontos para consumo imediato. 


O projeto é de autoria do deputado Renato Roseno (Psol) e coautoria dos Deputados Evandro Leitão, Romeu Aldigueri e Elmano de Freitas, além da Deputada Augusta Brito. 


O prazo para que os estabelecimentos possam se adequar às novas regras era de 180 dias a contar do dia da publicação da Lei, portanto está quase encerrando. 


O CRN-11 apoia essa lei, já que a medida tem como objetivo garantir uma alimentação segura à população e se coloca a disposição, para tirar dúvidas e orientar os Nutricionistas que queiram atuar neste novo campo no mercado de trabalho. Lembrando que o Conselho não terá papel fiscalizatório, a aplicação das penalidades por descumprimento da lei, ficarão por conta dos órgãos de defesa do consumidor. 


Fique atento 


A informação da presença de substâncias alergenicas deverá constar ao lado do nome de cada produto nos cardápios disponibilizados nos referidos estabelecimentos. 


Os restaurantes do tipo self-service ou que usem expositores de alimentos deverão ter as informações constantes na etiqueta de identificação do alimento.

Por Uama Martins 29 de abril de 2025
Encontro em Teresina promove diálogo sobre ética profissional, fortalecimento da categoria e desafios da Nutrição no Piauí.
Por Uama Martins 25 de abril de 2025
Nova posse de nutricionista