CRN-11 participa da I Oficina "Alimenta Cidades" em Teresina (PI)

No dia 10 de abril de 2025, o Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região (CRN-11) marcou presença na I Oficina “Alimenta Cidades”, realizada em Teresina (PI). A conselheira Sheila Vasconcelos representou o conselho no evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN). As atividades ocorreram no auditório do SEBRAE.
A oficina teve como objetivo promover o diálogo e a cocriação entre os entes municipais, estaduais e federais, com foco no aprofundamento e na finalização do diagnóstico alimentar urbano de Teresina, além da análise de políticas, programas e ações voltadas à segurança alimentar e nutricional no município.
Durante a programação, foi apresentada a Estratégia Alimenta Cidades, seguida da exposição do diagnóstico da capital piauiense. Um dos momentos de destaque foi a mesa-redonda “Impressões sobre as discussões do diagnóstico”, conduzida pela nutricionista Theonas Gomes. Em seguida, os participantes foram organizados em grupos de trabalho, que discutiram propostas e encaminhamentos, finalizando com a apresentação das sínteses das atividades.
A equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) também participou do evento, fortalecendo o compromisso do Governo Federal com a promoção da segurança alimentar e nutricional.
Sobre o Alimenta Cidades
Instituída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Decreto nº 11.822/2023, a Estratégia Alimenta Cidades foi anunciada durante a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A iniciativa visa ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis, com prioridade para os territórios urbanos periféricos e para populações em situação de vulnerabilidade social.
Em Teresina, esta foi a primeira oficina da estratégia, que está sendo implementada com apoio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), considerando as especificidades locais e promovendo ações integradas entre os diferentes níveis de governo.