CRN-11 participa de audiência pública na Câmara dos Deputados em alusão ao Dia Mundial da Alimentação
Evento reuniu representantes do governo e da sociedade civil para debater o Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas e reforçar o compromisso coletivo com a segurança alimentar e nutricional.

O Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região (CRN-11) participou, na última terça-feira, 14 de outubro, da audiência pública em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A iniciativa foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial e requerida pelos deputados Padre João (PT-MG) e Reimont (PT-RJ).
Com o tema central “Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA)”, o debate reuniu representantes do governo federal por meio dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Saúde (MS), além de importantes organizações da sociedade civil, como Ação da Cidadania, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), FIAN Brasil, ACT Promoção da Saúde, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), representada por Gustavo Kauark.
O CRN-11 foi representado pela conselheira Vanusa Duarte e pela nutricionista fiscal Petras Fonseca, que acompanharam as discussões ao lado de nutricionistas e representantes dos Conselhos Regionais de Nutrição (CRNs) de todo o país, presentes em Brasília para atividades do Sistema CFN/CRN. O Conselho Federal de Nutrição (CFN) participou da mesa de debates por meio do nutricionista Fernando Marcello Nunes, que destacou o papel estratégico da categoria na garantia do DHANA e no enfrentamento à fome no Brasil.
O momento reforçou o compromisso coletivo da categoria com a efetivação do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas, a Segurança Alimentar e Nutricional e o combate à fome, pilares essenciais para assegurar que todas as pessoas tenham acesso a uma alimentação adequada, saudável e de qualidade.