CRN-11 participa do I Fórum Interinstitucional de Combate à Obesidade

Fortaleza lidera índice de obesidade entre mulheres e recebe Fórum Interinstitucional de Combate à Obesidade

Um dado alarmante acendeu o alerta para a necessidade de políticas públicas mais eficazes no combate à obesidade no Brasil. A pesquisa Vigitel 2023 revelou que a obesidade é uma questão de saúde pública crítica e que Fortaleza apresenta o maior índice entre as mulheres, com 29,8%. Diante desse cenário, foi realizada uma importante mobilização entre diferentes instituições para discutir estratégias que possam reverter esse quadro.

Com esse propósito, o Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região (CRN-11), o Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5/CE) e a Escola de Saúde Pública de Fortaleza firmaram uma parceria para a realização do I Fórum Interinstitucional de Combate à Obesidade. O evento, promovido pelo coordenador da Escola de Saúde Pública de Fortaleza, Danilo Lopes, ocorreu no dia 28 de março e reuniu representantes de diversas instituições de ensino e dos conselhos profissionais envolvidos.

O Fórum teve como principal objetivo debater estratégias e fortalecer a implementação de políticas públicas que contribuam para a redução da obesidade. Estiveram presentes coordenadores dos cursos de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (Graduação e Pós-Graduação), Unifor, Unichristus, Unifametro, UniFanor e Uninta, além de representantes do CRN-11 e do CREF5/CE.

Representando o CRN-11, marcaram presença no evento a diretora secretária Wilma Félix, os conselheiros Diogo Junior, Ana Luíza Rezende e Alexandre Souza, além da coordenadora técnica Emanuela Catunda. O encontro reforçou a importância da união entre diferentes áreas da saúde para enfrentar os desafios impostos pelo crescente índice de obesidade e a necessidade de medidas concretas para garantir a saúde da população.


A partir do Fórum, espera-se que novas ações conjuntas sejam desenvolvidas para ampliar o acesso à informação e fortalecer a promoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física, impactando positivamente a qualidade de vida da população de Fortaleza e da região.

Por Uama Martins 29 de abril de 2025
Encontro em Teresina promove diálogo sobre ética profissional, fortalecimento da categoria e desafios da Nutrição no Piauí.
Por Uama Martins 25 de abril de 2025
Nova posse de nutricionista